sábado, 13 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014 NO RN: O QUE PODERIA MUDAR OS RESULTADOS ATUAIS?


A campanha eleitoral no RN entra em sua reta final com duas situações que somente fatos novos fortes poderão provocar mudanças expressivas no quadro majoritário. Tanto Wilma de Faria quanto Robinson Faria, precisam usar a ‘bala de prata’ para reverter a situação adversa.

Para o senado
O quadro para a única vaga em disputa para o Senado, revela uma curva de crescimento da candidatura de Fátima Bezerra e queda de Wilma de Faria. Para mudar o quadro, resta a Wilma usar a bala de prata contra Fátima. O pior é que a bala não está com ela e não se sabe também sequer se a bala existe. No caso, a ‘bala’ seria o envolvimento direto de Fátima no escândalo da Petrobras. Se existir, Wilma será eleita senadora; caso contrário, Fátima Bezerra assume o Senado.

Para o Governo

A situação para o Governo do Estado é de liderança do deputado Henrique Alves. Sem mudança no quadro, o filho de Aluízio será eleito em primeiro turno contra Robinson Faria. O que ainda produz certa instabilidade no cenário, sem definição antecipada é o fato de Henrique ter sido citado como beneficiário do esquema de corrupção na Petrobras.

GOVERNO II
Caso o escândalo da Petrobras não produza mais fatos novos envolvendo diretamente o nome de Henrique, o PMDB volta a ocupar a governadoria sem ser em forma de adesão, mas na base do voto. Se vazar o depoimento de Paulo Roberto Costa ou se ele prestar depoimento na CPI e citar detalhes no envolvimento de Henrique, o marido de Laurita vai amargar um período sem mandato. A bala de prata de Robinson está no depoimento do ex-diretor da Petrobras.

DEPOIMENTO
Por falar em depoimento do ex-diretor da Petrobras, o senador José Agripino considera “imprescindível que a CPMI tenha acesso imediato às declarações do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa sobre esquema de desvio de dinheiro na estatal”. O pai de Felipe está focado no estrago que o depoimento pode fazer nas campanhas de Dilma e de Marina.