O ex-presidente Lula não está nem aí para o PMDB do Rio Grande do Norte. Procurado por Michel Temer a pedido de Henrique Eduardo Alves, Lula disse que o candidato dele no estado é Robinson Faria (PSD), porque o PT foi excluído pelo PMDB para atender o presidente do DEM, José Agripino Maia. A informação é destaque hoje (14) na coluna do jornalista Ilimar Franco, em O Globo. No primeiro turno, Lula gravou para o programa de campanha de Robinson. O vídeo está sendo reexibido neste segundo turno. A notícia de Ilimar bate com a que está publicada hoje na Tribuna do Norte, jornal da família Alves. Segundo a Tribuna, Lula mandou avisar aos aliados que faz questão de eleger os governadores em cinco locais onde, na visão dele, o PT foi ‘rejeitado’: Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará e Goiás.
O ex-presidente disse que vai se empenhar pessoalmente nestes locais, informa a Tribuna do Norte. Lula virá ao Rio Grande do Norte fazer campanha para Robinson? É o que está posto pelos jornais. Lula fará um périplo pelos estados neste segundo turno, a partir de quinta-feira (16). Se o ex-presidente vier ao estado, ponto para Robinson Faria, candidato apoiado pelo PT. A eventual visita de Lula ao RN prejudica o projeto eleitoral de Henrique Alves. O peso de presidente da Câmara dos Deputados não surte qualquer efeito no atual momento da campanha eleitoral. A postura de Lula contra o PMDB gera intranquilidade, mas Henrique deve lembrar que Lula veio a Natal e “jurou de morte” a carreira política de José Agripino, na campanha municipal de 2008. Resultado: a eleita foi Micarla de Sousa (sem partido) com o apoio de Agripino.
E o senador conseguiu renovar o mandato dois anos depois, escapando da perseguição política do líder petista. Naquele episódio, o ex-presidente deu uma demonstração que seu “poder” não pode tudo.
 Via Diógenes Dantas