sexta-feira, 18 de novembro de 2016

''Macaca de salto'': O comentário no Facebook sobre Michelle Obama que chocou os EUA e mundo


A prefeita da pequena cidade americana de Clay, no Estado da Virgínia Ocidental, renunciou ao cargo após ter elogiado uma publicação do Facebook que comparava a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, a uma "macaca de salto".

Tudo começou com a publicação de Pamela Ramsey Taylor, que gerencia o Escritório de Desenvolvimento da região do Condado de Clay, na qual ela fez um comentário sobre a substituição da primeira-dama depois da eleição do republicano Donald Trump.
"Será revigorante ter uma primeira-dama requintada, bonita, digna na Casa Branca. Estou cansada de ver uma macaca de salto", escreveu Taylor no Facebook.

A prefeita da cidade de Clay, Beverly Whaling, respondeu ao post.
"Acabei de ganhar o dia, Pam."

A publicação racista viralizou nas redes sociais e na mídia no mundo inteiro e acabou resultando em uma campanha pela demissão da autora da postagem e pela renúncia da prefeita - o que acabou se concretizando.
Clay tem uma população de 491 pessoas e, de acordo com o Censo de 2010, não há afro-americanos na cidade. Na região do Condado de Clay como um todo, mais de 98% dos habitantes são brancos.